10/11/10

S.M.A.E.



Cinema dos S.M.A.E., Rua Artur de Paiva – Luanda. Um cinema que marcou muito da minha infância. Parece que ainda estou a vê-lo. Entrada de portão de ferro. Ao fundo, do lado esquerdo, a bilheteira, entrada de tabiques de madeira. Cadeiras dispostas em declive inicial mas depois todas ao mesmo nível. O ecrã com palco onde actuavam os artistas convidados, um pequeno bar.

Cinema dos S.M.A.E., quantos filmes ali vi. Era certo e sabido que aos fins-de-semana era "obrigatório" ir até lá.

Quantas farras foram lá dançadas, quantos fins de ano ali se passaram. Ali ouvi o fado pelo cantor Vasco Rafael, ali ouvi cantar o meu artista preferido do meu tempo de garoto… Joselito. Veio apresentar o filme “Louca Juventude” (Loca Juventud-1965) e aos pedidos de cantar velhos êxitos dele, “Campanera”, “Malaguena Salerosa” e tantos outros, lá cantou mas a voz já não era daquele “pequeno rouxinol” que tanto me encantou e foi pena ele ter cedido aos pedidos. O meu “Pequeno Coronel” “morreu” ali.


Dia de praia. Calor abrasador. Ao fim da tarde fui com a minha namorada (na altura, hoje minha mulher) até à SMAE ver mais um filme. Comecei a ficar febril. O corpo tremia, tinha apanhado uma insolação. A namorada perguntava se tinha alguma coisa e eu para não dar parte de fraco dizia que não mas não parava de tremer. O filme decorria e mentalizei-me que não tinha nada. Com o poder da mente aguentei até ao fim e levei a namorada a casa. Depois estive uma semana de cama…

Cinema dos S.M.A.E., ali bem perto do Largo Maria da Fonte. Fez parte da minha vida, fez parte da nossa família lá longe, onde o sol castiga mais.


3 comentários:

Leão Verde disse...

Olá mano,

cá estás de "regresso" ao teu canto e com uma incursão até aos SMAE que bem "retratas" e onde a nossa familia (pais e mais velhos) éramos sócios. Às quintas-feiras era o programa "Passatempo" com Rui Urbano e Fernanda Ferreirinha onde algumas vezes também participei nos tais concursos.
A nossa familia era habitué das matinés e soirées aos Sábados e Domingos. Terminava a matiné, íamos àquele café que ficava frente a uma escola de condução, metiamos um prego ao bucho, uma cola ou uma Nocal (dependia da idade) e de seguida a soirée. Já mais adultos saiamos da soirée e íamos à 2ª sessão no Restauração, mais tarde também no S. Paulo. Um dos episódios que me ficou na memória foi no dia em que o filme nunca mais começava e muitos dos presentes não sabiam o porquê. Segundo o calendário foi no dia 28/07/1966 (5ª feira). Mas ouvia-se nitidamente um rádio com som vindo da cabine de projecção. Até que Portugal marca e foi Gooooooolo contra a Russia e depois nunca mais ninguém quis saber porque é que o filme não começava, pois todos ficamos de "orelha espetada" até ao fim do jogo. Portugal ganhou 2/1 à Russia e foi uma festa nos SMAE. Mas o filme foi projectado, embora fora do horário habitual.

Bons momentos foram passados nos SMAE.

Abração

Anónimo disse...

Boa pedida.

Laura disse...

Vim até aqui na esperança de rever amigos e não é que vejo a foto de toda a família, família que lembro de alguns, mas que já abracei a quase todos..e que belo espada, andei neles também, mas só de olhar para ele agora deu uma saudade... lembrei da d. Lina e dos cunhados e sogros, tal e qual eles eram e passeavam no espadinha descapotável e iam aos SMAE e levavam-me... que bom.

beijinho da garota lá do bairro.