17/02/18

Mutamba antiga

Na Rua Luís de Camões a estátua do poeta, que agora é linda, na época o escultor foi quase "crucificado" pois não havia ninguém que ficasse indiferente a um Camões "trinca-espinhas". Caiu o Carmo e a Trindade por tal desfaçatez.


Sabemos também que quando vivemos numa cidade, ou noutro local qualquer, pouco se liga ao que nos rodeia. Vive-se, vai-se aqui e ali e como tudo isso faz parte da nossa vida, é mais uma rua, é a mais um cinema que se vai, é mais um fim de semana de praia ou de farra.

São esses momentos que mais tarde, longe desses locais que passávamos indiferentes, se fazem sentir e nada melhor que estas imagens para as recordar.

A alma chora, a mente vagueia e lá nos vemos agora sim, com o coração nas mãos, a recordar esses tempos, com saudade, e até o poeta afinal não está assim tão mal ali no pedestal.

E como era L(o)uanda antes de nós a conhecermos como era no nosso tempo?

Já não há gente viva destas fotos dos anos mil novecentos e troca o passo. Conhecemos e bem a nossa Mutamba. Todos nós ali apanhávamos o maximbombo para a nossa casa, para o trabalho/escola, para a praia, ou para o local onde íamos gingar ou dançar um "slow" com a princesa dos nossos sonhos.

Alguma vez imaginaram uma Mutamba assim? Pois aqui está como ela era.

Sem comentários: